
ROFFA

Kjell van Ginkel Siqueira‚ conhecido como ROFFA‚ nasceu na Holanda e atualmente reside em Jundiaí, São Paulo. Com amplo estudo do campo das artes, o artista possui mestrado em educação pela UNICAMP, com ênfase em arte de rua, com bacharelado e licenciatura em artes visuais e pós-graduação em “Artistas profissionais em sala de aula”, ambos pela Willem de Kooning Academie, em Rotterdam, e uma segunda graduação em design gráfico na ArtEZ Institute of the Arts, além de um curso técnico em design de publicidade e propaganda na Nimeto, Utrecht.
Filho de pai marceneiro e mestre de obras, ROFFA cresceu no mundo dos materiais industriais‚ das tintas e dos entulhos. Enquanto ajudava na loja do pai‚ o artista fascinou-se pela máquina de misturar tintas, com a promessa de poder criar “todas as cores possíveis do mundo”, e pelo potencial das latas de spray usadas na loja. Esse ambiente moldou sua paixão pela arte‚ que o acompanhou ao longo de toda sua jornada artística, iniciada em 2005, juntamente com a carreira como professor de artes, na qual atua há mais de treze anos.
ROFFA encontra poética na essência da cidade, em transformar o ordinário urbano em arte e na disrupção dos seus significados. Entulho e lixo, antes nada além de descarte, transformam-se em instalações e inspiração para formas; placas de sinalização, que comumente representam a lei e a ordem, tornam-se o suporte para as pinturas ou matéria-prima para construir novos objetos.
A cultura do lugar onde o artista está é a principal fonte de inspiração para suas obras. Na Holanda, ROFFA tinha uma abordagem minimalista nas formas, buscando nas composições a perfeição e harmonia que ele considera típica da cultura holandesa. Ao chegar no Brasil, ROFFA se depara com a pluralidade visual da cultura brasileira, levando-o a composições mais desequilibradas e com camadas sobrepostas.
Suas cores e seu modo de pintar são profundamente inspirados no universo do hip-hop e no grafite. Nas composições abstratas pode-se perceber a forte presença da arte concreta e, as cores sólidas e protagonistas, trazem a essência do movimento Color Field.
ROFFA já participou de várias exposições coletivas e individuais além de ter publicado dois livros, “DISRUPTIONS” e “O Meu ABC da Rua”.